Internet segura: dicas para manter seu negócio (e seus clientes) em segurança
O e-commerce cada vez mais caminha para ser consolidado como a principal forma de compra dos brasileiros. A praticidade de poder comprar a qualquer momento, com o clique do mouse, e receber o produto diretamente em sua casa faz com que esta seja uma opção extremamente atraente.
Porém, as vantagens do comércio virtual vêm acompanhadas de uma forte desvantagem, que acaba impedindo um maior uso do e-commerce pelo usuário: a segurança das transações. E isto vale para ambos os lados. Afinal, a fraude também pode prejudicar financeiramente a empresa. Um exemplo é o que mostra que para casa US$1 de transação fraudulenta, a loja acaba tendo US$2,3 de prejuízo real.
Cada problema de segurança, seja em relação aos seus dados ou a dados dos seus clientes, gera um grande prejuízo, principalmente se estamos falando da imagem e reputação da empresa. Uma loja online que não é segura não consegue conquistar a confiança do cliente
Por isto garantir a segurança da transação na internet é essencial. Hoje vamos mostrar algumas dicas e melhores práticas para manter seu negócio e seus clientes em segurança.
Escolha uma boa plataforma
Uma boa plataforma possui sistemas antifraude já embutidas em seus códigos, já que são pré-programadas para funcionarem como e-commerce (mesmo as open source possuem bons sistemas neste quesito). Além disso, as melhores plataformas são atualizadas constantemente para correção de vulnerabilidade que podem ser atacados por hackers para conseguir dados pessoais dos compradores, ou realizarem compras fraudulentas em seu e-commerce. Este é um ponto fundamental. Da mesma forma que você não deixaria sua loja física em qualquer ponto, não deve utilizar qualquer plataforma para construir sua loja online.
Use criptografia e certificados de segurança
Isto está relacionado com a dica anterior. Em primeiro lugar, escolha uma plataforma que seja compatível com o certificado SSL, criptografia e outros certificados de segurança. Desta forma, você consegue garantir que as informações, caso sejam interceptadas por um hacker, sejam dificilmente descriptografadas e assim, possam ser utilizadas para algum tipo de ação indevida por eles. Esta é uma proteção tanto para você quanto para seus clientes.
Scanner de vulnerabilidades
Mesmo quando há atualização constante da sua plataforma, é preciso fazer esta verificação de vulnerabilidades constantemente, para saber o que deve ser mudado para garantir uma maior segurança do seu e-commerce. É preciso fazer esta operação em três frentes: Infraestrutura, Network e Web Application. Deve-se fazer este scaneamento pelo menos uma vez por semana, para que os erros possam ser reparados o mais rápido possível e que não gere muitos prejuízos para você.
Utilize um sistema de checagem dos dados do comprador
Esta é uma forma de proteção para você contra fraudes de terceiros. Tenha embutido em seu sistema de e-commerce checagem de dados, tais como CPF (para saber se há algum tipo de impedimento com aquele cadastro), se o e-mail não é de contas falsas ou hackeadas, se há algum tipo de atividade estranha com o cartão de crédito utilizado para a compra que possa indicar que ele foi clonado ou que está sendo usado indevidamente, etc.
Contratar uma empresa terceirizada responsável por segurança
Estes e outros detalhes podem ser implementados e corrigidos quase que instantaneamente, evitando problemas, se você contratar uma empresa terceirizada responsável por gerenciar a segurança da sua loja virtual. Assim você poderá se assegurar de que não há nenhuma brecha que permita invasões de hackers e fraudes.
Então, que tal começar a colocar estas ações em prática? Quer continuar lendo boas dicas para seu negócio? Fique de olho em nosso blog.