Ideais para empreender: você já conhece os food trucks?
Foi-se a época em que hambúrguer, cachorro-quente, pipoca e churrasquinhos eram as únicas comidas de rua vendidas em carrinhos ou em simples veículos estacionados. A tendência agora são os food trucks, a expansão desse conceito de comida de rua para diferentes tipos de gastronomia e de público. Os food trucks funcionam em furgões, kombis, vans ou pequenos caminhões, são geralmente customizados e oferecem todo tipo de comida — em São Paulo podemos encontrar comida mexicana, temakis, massas, hambúrgueres gourmet, salgadinhos, docerias e muito mais! Se você deseja saber mais sobre essa área promissora no ramo da alimentação, acompanhe conosco nosso texto para, quem sabe, tornar-se um empreendedor do food truck!
Primeiro passo: consultar a legislação da sua cidade
Saber se os food trucks são permitidos em sua cidade, e sob que condições, é a primeira coisa que você precisa fazer caso esteja pensando em montar um food truck. Em São Paulo, por exemplo, já existem 400 empreendimentos do tipo, sendo que a cidade criou uma lista com mais de 700 locais autorizados e com legislação específica para esse negócio. Se a sua cidade não é São Paulo e não prevê esse tipo de comércio, não desanime! Por mais que isso não esteja previsto na legislação municipal, a prefeitura não necessariamente irá se opor à sua iniciativa. Apenas procure saber quais são as obrigações que você deverá cumprir.
Escolha do tipo de comida e do cardápio
Definir qual será a comida oferecida aos clientes é o segundo passo para quem deseja investir em um food truck. Essa definição vem antes da escolha, compra e customização do próprio veículo, pois é justamente o que irá decidir sobre qual será a estrutura necessária do seu veículo. Se a comida oferecida no cardápio for fria não haverá necessidade de fogão e forno, mas de um refrigerador. Se a comida for quente, haverá necessidade de um refrigerador para conservar os alimentos e também de um sistema de fogão e forno para prepará-los. Fica uma dica: como os food trucks funcionam como uma espécie de fast food, atendendo as pessoas que estão de passagem pela rua e muitas vezes com pressa, não monte um cardápio complicado, cujo preparo e finalização sejam demorados. Você até pode oferecer um cardápio sofisticado e gourmet, mas opte pelos de fácil preparação.
Esteja atento à estrutura do food truck
Como dissemos, o tipo de comida que você oferecerá irá ditar o tipo de estrutura que você precisará para fazer o trabalho da melhor forma possível. O tamanho do seu veículo, a estrutura da cozinha, o espaço para armazenamento das comidas, o espaço para o preparo das refeições e o conforto dos seus funcionários são questões de estrutura essenciais e que não podem ser deixadas de lado. Além disso, verifique a condição mecânica do seu veículo. O ideal é que ele seja novo, para não correr o risco de ter que visitar oficinas com uma certa frequência. Já imaginou perder dias de trabalho porque o veículo está com problemas?
Aproveite as feiras e eventos
Uma ótima opção para os empreendedores do food truck é a possibilidade de participar de feiras e eventos gastronômicos em sua própria estrutura. Muitos desses eventos convidam food trucks para comporem sua lista de restaurantes participantes, ampliando ainda mais o público e o conhecimento da marca. Se você está disposto a entrar nesse negócio, fique por dentro do calendário de feiras e eventos da sua cidade.
E então, o que você achou dessa nova tendência gastronômica? Pelo que estamos vendo, os food trucks prometem aumentar e invadir as ruas do Brasil com muitas delícias,, sendo uma grande oportunidade para empreender. Nós torcemos para que seja assim! E caso você tenha alguma dúvida, escreva para a gente!