Automação de Marketing: por que você precisa inovar na comunicação com seu cliente - Sage One

Automação de Marketing: por que você precisa inovar na comunicação com seu cliente

Apesar do crescimento do Marketing Digital e de um número cada vez maior de empresas interessadas em usar as ferramentas da web para impulsionar suas vendas, poucos já se atentaram para a importância da Automação de Marketing. A técnica, que surgiu através do uso de plataformas de software desenvolvidas para automatizar os processos dos departamentos de marketing, evoluiu e é considerada hoje como peça fundamental para transformar contatos em vendas da forma mais eficiente possível.

Mais do que diminuir a taxa de erros humanos, o conceito utiliza ferramentas e técnicas para entender o que este seu contato está procurando, qual o seu estágio de compra e quais os caminhos e as informações que ele precisa para, enfim, fechar o negócio. Quer saber como esses benefícios da Automação de Marketing podem beneficiar sua empresa e trazer melhores resultados com seus clientes? Então atente-se às nossas dicas para aprimorar sua comunicação.

Alimente os leads que ainda não estão prontos

Através das técnicas e ferramentas de Automação de Marketing, é possível identificar aqueles clientes (chamados de “leads”) que se interessaram pelo tema, mas não podem ou não pretendem realizar uma compra imediata. Seja porque acabou de comprar da concorrência, está com o orçamento esgotado, tenha outras prioridades ou ainda não esteja seguro da compra, ele não fará negócio nesse momento, mas possivelmente o fará em outro. Portanto, cultivar esse relacionamento é essencial para garantir que esses leads lembrem de você quando estiver buscando novamente pelo tema. Educá-los para o assunto, fornecer conteúdos relevantes e mostrar credibilidade de forma constante são a chave para conquistar esses futuros clientes.

Identifique o estágio de compra e prepare seu cliente

Outra vantagem da Automação de Marketing é a possibilidade de identificar o estágio de compra de cada um desses contatos e fornecer as soluções ideais para cada um deles. Assim, é possível perceber, por exemplo, quais os interesses de cada potencial cliente, quais as barreiras que estão impedindo a concretização da compra, quais as informações que ainda lhes faltam e, consequentemente, quais os conteúdos e ações necessários para levá-los ao próximo estágio.

Além disso, leads mais preparados geram lucros maiores. Quanto mais aquela pessoa souber sobre o assunto, maior será a sua noção sobre os problemas e as possíveis soluções, portanto, mais ela estará disposta a investir para resolver da melhor forma possível a sua demanda. Ela também tem melhor noção de expectativa e quais as melhores maneiras de implementar o seu produto ou serviço. O resultado é clientes mais satisfeitos, com soluções personalizadas e maiores números de recomendações.

Satisfaça também os departamentos de marketing e vendas

Não são apenas os seus clientes que se beneficiam da Automação de Marketing. Os profissionais da sua empresa também terão partes importantes dos seus trabalhos automatizados, reduzindo os erros e aumentando a produtividade, de modo que sobrará mais tempo para ser investido em outras frentes de ação. Além disso, os vendedores também se beneficiarão, já que receberão leads mais preparados, que já entendem do assunto e sabem o que querem. Além de realizar as vendas em menos tempo, eles terão mais chances de oferecer soluções em níveis mais altos e conquistar vendas maiores.

Com vantagens para clientes, funcionários e vendas, é impossível não se interessar pela Automação de Marketing. Portanto, agora que você já sabe como dar o primeiro passo para a melhoria em tantos aspectos, consulte um especialista e veja quais as melhores opções para implementar a técnica na sua empresa.

Ainda tem alguma dúvida ou sugestão de como ajudar ainda mais a comunicação de sua empresa? Deixe seu comentário e sugestões!