BYOD: o que é e como isso pode ajudar na produtividade da sua empresa
Se você trabalha com gestão de tecnologia de informação em sua empresa, ou mesmo está de olho nas mais recentes notícias dessa temática, provavelmente já ouviu alguma coisa sobre a estratégia Bring Your Own Device – BYOD. Essa importante maneira de lidar com a tecnologia no ambiente de trabalho está à disposição de diversos empreendedores e pode ser a resposta para muitos dos problemas de informatização no seu negócio.
Quer saber como funciona e o que o BYOD faz pela produtividade de sua empresa? Confira a resposta para essas e outras questões a seguir.
A realidade da tecnologia nas empresas atualmente
As possibilidades de acesso à tecnologia aumentaram muito nos últimos anos. Hoje em dia, a maioria das pessoas possui e sabe operar bem smartphones e tablets, o que significa que essas tecnologias (aplicativos, câmeras digitais, recursos de gravação, troca de mensagens e videoconferência, entre vários outros) passaram a fazer parte do cotidiano de quase todos os profissionais. Anteriormente, o domínio de aparelhos e de tecnologias mais avançadas era exclusivo das empresas, o que representava a possibilidade de maior controle sobre o conteúdo acessado por funcionários durante o expediente.
Agora que essa realidade mudou, por que proibir o acesso a esses aparelhos no ambiente de trabalho? Se o profissional já está acostumado com determinados aplicativos e aparelhos, não seria mais produtivo aproveitar dessa familiaridade para melhorar a qualidade dos serviços prestados à empresa?
O que é o BYOD?
Basicamente, o conceito do Bring Your Own Device (‘traga seu próprio aparelho’, em português) diz respeito a uma estratégia de gestão de TI nas empresas, segundo a qual os gestores deixam seus funcionários à vontade para trabalhar com os dispositivos que mais os agradam no cotidiano profissional. Na prática, o BYOD representa menos controle sobre dispositivos como smartphones e tablets no ambiente de trabalho.
Como o BYOD pode aumentar a produtividade de sua empresa?
Muitos empreendedores, ao incorporar o uso dos aparelhos e aplicativos de preferência dos funcionários ao ambiente de trabalho, acabam ganhando em termos de produtividade. Isso ocorre porque esses profissionais passam a trabalhar com sistemas operacionais e aplicativos com os quais já estão acostumados.
Muitas vezes, o acesso a essas novas tecnologias pelos funcionários acontece antes mesmo de que a própria empresa as incorpore no ambiente de trabalho. Ou seja, além de inovar em termos tecnológicos, os empregados constantemente ligados às novas tendências do mercado de TI impulsionam a empresa também a trabalhar com o que há de mais novo e moderno no mercado.
Claro que a estratégia BYOD exige planejamento por parte da empresa. Desde o oferecimento de suporte técnico, até a elaboração de políticas de conteúdo acessado pelos empregados, é importante que sua implementação seja precedida de atividades de qualificação técnica, profissional e jurídica, onde determinarão a quem pertencem os conteúdos desenvolvidos no ambiente corporativo.
O que achou dessa estratégia de gestão de tecnologia da informação em sua empresa? Acha que seria adequada entre seus empregados? Ainda tem dúvida sobre esse tema? Deixe seu comentário e participe da conversa.